Ir para conteúdo

Yoga de Patañjali e as diferenças para o Tantra de Shiva

E aqui temos uma divergência entre a trilha do Tantra de Shiva com o Yoga de Patañjali. O Patañjali diz que você combate pensamentos na medida em que cultiva os seus #opostos. No Tantra de Shiva não é assim: só a raiva pode consumir a #raiva, e só a tristeza pode consumir a tristeza, assim por diante. Assim, quando você busca um pensar oposto aquele sentimento que quer “combater” você pode criar a #ilusão de que está lidando com ele. Ou seja, isso é a #repressão, ou melhor dizendo, a auto repressão que ocorre de forma bem refinada.

Por isso não se trata aqui de ser #niilista, de negar aquilo que ocorre dentro de você. Então vale a pena encarar o fato de que você veio ter uma experiência nesse existir finito. Se isso, então não aquilo, e portanto, basta parar de se esquivar de viver: use a fagulha que existe dentro de si para incendiar a sua #emoção.

Tantra de Shiva como catalisador do processo interno do Yoga de Patañjali

Normalmente quando aqui no blog ou no canal do #YouTube eu falo sobre os Sutras de #Shiva estou me referindo ao Vighyan Bhairav Tantra. Esse termo em sânscrito em tradução livre significa técnica ou método de ir além da consciência. Assim, dentro do contexto do hinduísmo, #tantra significa técnica ou método.

O Tantra a que me refiro é mais antigo que o processo que levou ao gerar do sistema de #Yoga de Patañjali, em seus sutras organizados pelo Patañjali. Os sutras de Shiva não possuem uma estrutura tão fechada como o Yoga, ou seja, são mais livres. Você pode escolher qualquer #sutra e contemplar. No caso do Yoga Sutra, existe uma ordem. Mas entender e praticar o Tantra dessa forma, acaba ajudando a praticar o Yoga de uma forma mais sensorial.

Esse conjunto de 112 técnicas ajudam a pessoa a perceber a própria realidade. Atualmente, no contexto do Ocidente, as técnicas do #Tantra antigo também aparecem dentro de um sistema terapêutico. A ideia do Tantra é trabalhar com a #consciência, então acaba sendo bastante eficiente para lidar com questões pessoais internas.

Categorias

Tantra

Deva Bebaak Ver tudo

Sempre gostei muito de estudar tudo relacionado ao Hinduísmo. Engraçado que tenho a sensação de que só de ouvir termos em sânscrito (língua antiga da região que hoje é a Índia) me sentia atraído para tal. Atualmente, Yogin e Tantrika, faço das atividades ligadas ao hinduísmo um estilo de vida.

Um comentário em “Yoga de Patañjali e as diferenças para o Tantra de Shiva Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: