Sannyas, a autorresponsabilidade e o desapegar-se

sannyas no dia a dia

Ter um “sanyaas” – Sanyaas significa que você se torna autorresponsável. É uma espécie de não-decisão tântrica. tomar na época. Algumas pessoas interpretam como uma espécie de abandono ou renúncia a tudo; ou seja, uma decisão. Em realidade, a escola que aplica o sannyas decide a aplicabilidade desse conceito. Pode ser difícil de entender agora, porque como existem um sem-número de aplicações, a conotação e denotação de cada linha e escola de Tantra varia muito.

A Desilusão com Osho, o Tantra e o Sannyas

A desilusão só pode ocorrer se houver uma ilusão. Para a alma humana cair em idolatria é a tendência maior. A mais perigosa das idolatrias é a referente a um outro ser humano. Mas as pessoas também caem na idolatria de ideias e conceitos.

Muitas pessoas que entram no Tantra precisam ter passado por um terremoto pessoal. Ter um Sannyas estava historicamente associado a ter um conhecimento minimamente iniciático de tradições ancestrais. Osho inovou nesse sentido: propôs dar Sannyas sem requisito algum.

sannyas no dia a dia
O Tantra ocorre no aqui e agora, na rotina do dia a dia

O desapego e a renúncia estiveram associados ao sannyas. As pessoas que o acolhiam então renunciavam a tudo. Mas pela interpretação do Tantra, de que adianta renúncias e ir para os Himalayas se o que mais se busca não está fora mas sim dentro. O encontro com o sutil não ocorre apenas em um retiro “espiritual”.

Para o Tantra esse encontro ocorre na rotina, no dia a dia – existe uma relação intrinseca. Por isso, os praticantes de Tantra acolhem o sexo [mas não apenas o sexo; por exemplo: exercicios respiratorios variados tem um potencial infinito de levar a uma expansão de consciência].

Fale com o Attitude

Tantra Original

Conheça as 112 meditações de Shiva

Em algum momento, a desilusão com Osho faz parte do quebrar de expectativas. O retorno para casa é necessário. Mas isso não significa que não se possa apreciar seus discursos, respeitar seu intelecto, suas habilidades retóricas e sua maneira de pensar. Ter respeito pela pessoa dele e aprender com a mensagem. O respeito que se tem por [qualquer] alguém é fundamento de humanidade.

Fique no aqui e agora, autorresponsável

O princípio da autorresponsabilidade é forte e terapêutico. No sentido de que algo que se move dentro de forma tão profunda quanto meditativa para que sinta que a pena vale. Para o Tantra, você já tem tudo na vida e a vida precisa de você. Se a vida não parece nada do que é, o processo de expansão de consciência já começou. Está inerente a seus questionamentos existenciais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: