Olhar Tântrico e a realidade em constante mudança

Como lidar com mudanças através do olhar tântrico

As relações humanas – e seu desenvolvimento através do convívio mútuo – são fundamentais dentro de um olhar tântrico. Isso significa que para o Tantra o seu crescimento se torna mais acelerado quanto maior a cidade em que vive. Para o Tantra, se tornar um monge no alto da montanha não acelera desenvolvimento humano – é muito fácil ser “zen” longe de tudo de de todos. Quanto mais relações humanas você tiver mais fácil fica perceber os diferentes papéis que desempenha.

O Tantra te ajuda a tirar de letra qualquer mudança

“Tudo muda o tempo todo”

Como uma onda no mar – Lulu Santos
olhar tântrico: a parte e o todo possuem a mesma substancia
O rio muda vai mudando até desaguar no oceano infinito

Já não é mais novidade que os tempos estão mudando. Cada vez mais as pessoas estão se sentindo desafiadas. Por um lado, a tecnologia está mudando quase que na velocidade da luz. Logo-logo os carros voadores chegarão por aqui, mas não há dúvidas de que ainda temos muito para evoluir. A própria dinâmica atual já pode dispensar em alguns casos a locomoção. Num ambiente assim, os casos de ansiedade tem aumentado bastante.

Algumas estruturas humanas antigas ainda persistem, como a forma de pirâmide sob a qual estamos organizados. Nesse contexto, a internet pulveriza informação e abre espaço para construções de conhecimento das mais diversas formas. Por outro lado, tem até um grupo dizendo que a terra é plana, tal a diversidade de disseminadores de informação. Ou seja, a percepção de que o novo está a caminho mas o velho ainda não se foi pode gerar situações de sensações profundas de stress e inadequação pessoal.

Modernização sob um olhar tântrico

Se pegarmos as situações profissionais da atualidade como exemplo, percebemos cada vez mais que o chefe se torna lider, o líder não é chefe. Todo mundo se torna líder de si e dos outros, e fica uma bagunça, mas ao mesmo tempo permanece o chefe. E ninguém é chefe de ninguém. Ou pelo menos os departamentos de marketing interno das empresas gosta de fazer esse tipo de propaganda de modernização. Portanto, o papel que se assume, pode ser trocado entre as pessoas. E isso tende a gerar uma ansiedade profunda.

Ou seja, as relações humanas (afetivas, profissionais, amizades, etc) te ajudam a conscientizar-se do palco da vida. Seu papel vai ser definido não pela sua essência, mas pela relação que possui em determinado contexto. Se for no trabalho ou na vida pessoal, aquilo que se faz não é o mesmo que aquilo que somos. Portanto o centro permanece.

Mais do que uma percepção cognitiva dessa nova realidade, o Tantra promove seu bem estar na medida que mexe com estruturas que lidam com aspectos dos chakras mais básicos. Um deles é o chakra raiz, e através do lidar com essa energia de base, o sentimento de medo pode ser amenizado bastante e uma profunda sensação de interconexão pode ser criada. Que tal participar de um curso de tantra, teórico ou vivencial? Entre em contato!

Anúncios