Tantra: como atingir meus objetivos pessoais?

É necessário dar prioridades e evitar o stress da decisão.

O Tantra ensina que você precisa aprender a reservar e liberar tempo. Mas de forma estratégica. Assim como o dinheiro na sua conta bancária, tanto seu tempo como sua energia são preciosos. Porque você não tem uma quantidade infinita deles.

Uma das chaves para entender o que se passa é um dos conceitos da ciência moderna: stress da decisão. Para entender melhor, este fenômeno é o resultado de um fato bem simples. Porque tomar decisões dá trabalho. Primeiro, é necessário ponderar as opções. O que resulta em muito trabalho e energia gasta da mente.

Então, há a necessidade de se comprometer com a escolha, o que leva força de vontade. Todavia, você pode pensar na força de vontade como um músculo. Toda vez que você exercita, ganha um pouco de massa. Ao fim de cada dia, você provavelmente tomou dezenas, se não centenas de decisões…

O que é o Stress da Decisão?

Pensar em desde as menores decisões, como quais meias vestir, etc. Até grandes decisões como escolher a melhor forma de contar uma má notícia para um amigo. Nenhuma dessas decisões é por si só estressante. Mas no acumulado elas vão te deixando cada vez mais exausto enquanto o dia passa. Este é o estresse da decisão.

A melhor forma de evitá-lo é minimizando o número de decisões que você tem que fazer todos os dias. A forma mais fácil é deixar o maior número de tarefas possível no automático. Especialmente aquelas que não são relevantes para seu objetivo final.

Por exemplo, você pode colocar no automático as escolhas de quais roupas usar durante o dia. Essa é uma dica que vem do Steve Jobs… Mas a decisão de quais roupas colocar pode ser aplicada também a outras coisas. Como quais pratos você vai comer durante o dia. Você pode escolher um menu com seis refeições nutritivas e ir alternando entre essas refeições. Super simples.

Automatizando tarefas simples você vai ter mais tempo. Além de mais energia e força de vontade. Poderá se dedicar a suas maiores metas na vida. Assim, você pode priorizar e reservar seus recursos mais preciosos para tarefas mais importantes.

E o que o Tantra tem a ver com gerenciamento de tempo?

Isso um pouco contra intuitivo, mas o Tantra e o Samkhya são complementares (ler Yoga, Tantra e Samkhya do Sergio Santos). O Samkhya é uma filosofia teórico especulativa que acompanha o Yoga. Significa número. Para o Samkhya, a mente tem uma função natural: decidir o que fazer com o tempo que nos é dado, ou seja, cuidar da rotina.

Na realidade, isso impacta de forma fundamental no nosso comportamento e capacidade de estabilizar as ondas mentais. O “Objetivo final” do Tantra é estabilizar a consciência — trazer a pessoa para o aqui e agora — de forma que o indivíduo consiga sair de um ciclo de aprisionamento e tome as rédeas de sua própria vida, libertando-se. Para isso a meditação é a chave e ninguém quer ir meditar se não houver tempo disponível ou uma priorização adequada.

Deixe uma resposta